PROSAS EM VERSOS

SER POETA, É SENTIR AFLORAR DA PELE SENSIBILIDADE, É OUVIR O GRITO DOS QUE NADA DISSERAM, É VER POR UMA GAMA DE CORES INVISÍVEIS À MACROSCÓPICA VISÃO DOS INSENSÍVEIS, É PENETRAR IMPIEDOSAMENTE À ALMA HUMANA.

domingo, 16 de setembro de 2012

Simone Ribeiro - Tema = Ser-Humano (SOU HUMANA?)




Simone Ribeiro
Sou humana?




Bom...
Aprendi, na escola
que fui gerada
por um espermatozóide, 
esperto, por sinal,
que achou o óvulo...

Minhas células 
se transformaram 
em tecidos 
que formaram órgãos 
que, num conjunto 
formaram sistemas...
E depois de decorridos nove meses...
Eis que nasço!

Segundo Darwin, 
descendo de primatas...
E o que me diferencia deles?
Virei Homus eretos
Ando em duas pernas
E penso...
Sobre as duas pernas...

Segundo a filosofia espírita
fui criada por um ser superior...

Meu espirito é eterno,
mas meu corpo se deteriora...

Mas nasci...
Uma parteira deu essa força
e um tapa na minha bunda!
E foi ela quem contou...

Fui à escola!
Entrei aos 7 anos e não mais sai!

Hoje, sou um ser humano adulto!
Uma mulher...

Mas o que faço para ser realmente humana?
No sentido pleno da palavra?

Humanidade somos todos nós
E sou um pedacinho desse todo!

Sou professora - tá.
Mas será que é o suficiente?

Ser humano é ser caridoso
Ser humano é ser gentil
Ser humano é falar a verdade
Ser humano é ser verdadeiro consigo mesmo
Ser humano é saber dizer o que pensa
O que sente e o que lhe vai no pensamento!

É saber amparar 
Com palavras
Atos 
Pensamentos 
Quem de mim precisar...

Ser humano é ter um pouco de amor
E saber dividí-lo com seu próximo...

E quem é meu próximo?
Aquele outro ser humano
Que está ali 
Ao teu lado 
Todos os dias!

Geralmente,
quando falamos em próximo
vemos pessoas que estão nas ruas,
nos lixões,
debaixo de pontes ou favelas...

Mas não!
O nosso próximo está bem ali!
Em nossa casa,
ao nosso lado...
Vivendo o dia a dia conosco
Seja bom ou ruim
Está bem ali
Ao alcance de nossas mãos
Para um carinho
Um chamego
Um abraço....

E um beijo bem molhado
Com sabor de amor
Misturado a tudo de melhor
Que temos em nós mesmos...

Autoria: SIMONE RIBEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você faz parte daqui