PROSAS EM VERSOS

SER POETA, É SENTIR AFLORAR DA PELE SENSIBILIDADE, É OUVIR O GRITO DOS QUE NADA DISSERAM, É VER POR UMA GAMA DE CORES INVISÍVEIS À MACROSCÓPICA VISÃO DOS INSENSÍVEIS, É PENETRAR IMPIEDOSAMENTE À ALMA HUMANA.

sábado, 4 de agosto de 2012

Sou, por princípio, um poeta...




Josemir Tadeu Souza



Vagas lembranças talvez ainda insistam em fazer alarde.
Resultam de meras andanças, que vêm acopladas às veleidades,
aquelas que amalgamam-se aos que trazem a mentira inserida ao caráter.

Meu destino, é estar com as palavras...
minha sina predestinada é estar com pessoas e almas inteiras.
Minha felicidade - no estágio em que ela estiver -, deverá residir
na minha conduta, embalado por uma ilibada forma de prosseguir.
Continuar minha caminhada, sem lanhar mentes, corpos, ou o que haverá de vir.
As palavras em mim bailam, como fossem água de matar sede.
Eis minha responsabilidade, o que em mim verdadeiramente arde,
o que me livrará de todo e qualquer ato falso e covarde.
Sou um poeta, embora alguns não admitam... jamais me conceberei profeta.
Jamais de minha boca sairá uma palavra solta, boquirrota, absurda.
Sou um ser vivido, mas nunca isento de ser enganado, ludibriado,
por personalidades dúbias... por mentes frágeis, traidoras, incertas.
Sou por princípio, um poeta... um versejador... uma vida aberta.
Sou aquele que caminha pela estrada de mãos dadas à esperança.
Sou aquele que se faz fácil de ser enganado, pois não questiono.
Não inquiro... não acuso... não tenho um querer abstruso.
Não invado vidas... não abro feridas... não transgrido... não sou intruso.

Mas necessário se faz aprender a viver...
independente da idade, independente da extensão do sofrer.
Aprendi? Ainda não... tenho certeza que ainda não,
e na boa, não me interessa escolar--me, agarrar--me à má intenção.
Prefiro continuar minha caminhada.
Corpo nu, fala aberta, pensamento solto, mente arejada.
Sou poeta e ainda acredito.
Sou filho Dele, sou infinito.
Nada acabou, nada começou...
apenas preciso me acostumar com as pessoas.
Saber que umas são absolutamente coerentes, lúcidas.
Compreender que outras, são totalmente carentes, pendentes, lúdicas.

Continuo viajor, a seguir os rastros da poesia.
Continuo fiel ao amor, e a tudo o que ele vai me proporcionar um dia.
Continuo poeta, continuo cantor, continuo visionário, continuo sonhador.
Continuo sendo o que sou... continuo acreditando que meu arbítrio
veste-se de esperanças, de inspiração, sem quaisquer resquícios,
de ter sido marcado por pessoas maldosas...
continuo o mesmo... porém jamais caminharei a esmo,
hoje eu valoro o que passei, o que aprendi.
Quantos vezes segui, quantas vezes cai.
Sou o que minha imaginação puder criar pra mim.

josemir(aolongo...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você faz parte daqui